Gestão financeira é uma forma estratégica de lidar com a administração do seu negócio. Além de manter a empresa ativa, o setor financeiro torna-se uma fonte de informações valiosas para gestores tomarem decisões.
O objetivo é maximizar lucros fazendo uso de relatórios e estratégias de gestão, possibilitando a antecipação de situações financeiras.
Os principais motivos para focar na gestão financeira da sua empresa são:
•Garantir disponibilidade de dinheiro para atividades;
•Cumprir obrigações legais e fiscais;
•Oferecer informações precisas para a tomada de decisões;
•Apoiar a empresa na busca constante por melhores resultados.
Para começar saiba que gerenciar bem as finanças é algo progressivo. A organização da sua empresa vem com a repetição de alguns processos que com o tempo tornam-se habituais. Mas, para facilitar o caminho, temos a Metodologia OPA de 3 passos:
• Organização;
• Projeção de fluxo de caixa;
• Avalie sua performance para melhorar.
É possível entender essa metodologia também por meio de um webinar realizado pelo CEO do Nibo, Gabriel Gaspar.
Assista ao webinar:
Esta é a etapa mais longa da metodologia, mas vai ser essencial para o sucesso da sua gestão financeira.
É comum que análises e planejamentos financeiros não sejam realizados pela falta de registros ou o que existe é feito de modo desordenado. Para combater o caos você precisa ter informações como:
• O quanto a empresa tem a pagar e receber?
• Algum recebimento de cliente está vencido?
• Onde estão os comprovantes de pagamento?
Responder essas questões torna-se mais simples quando se tem processos simples e claros. Por exemplo, tenha um horário fixo para realizar conciliação bancária e data e hora para realizar pagamentos. Assim seu departamento financeiro tem um comportamento previsível e é mais simples notar algo que foge à regra.
É nesse primeiro momento em que se deve definir o funcionamento do setor, como será feita a organização e armazenamento de documentos, quais autorizações necessárias para pagamentos de acordo com cada valor. Todas essas regras colocam um padrão de organização e deixa claro para a equipe o que deve ser feito.
A comunicação também é parte de um bom andamento da gestão financeira. Ter reuniões fixas ajuda a manter todos informados e pode ser um bom espaço para motivar as pessoas a continuar trabalhando com dedicação.
Para escolher pessoas que formam uma equipe de sucesso não existe fórmula, mas, por certo, um gestor nessa área deve ser um bom criador de processos, já o cargo júnior ser um bom executor de processos.
O passo dois consiste na projeção de fluxo de caixa, que vai antecipar o quanto de dinheiro a empresa vai ter ao longo dos dias do mês. Essa projeção de situações financeiras de falta ou sobra de dinheiro é bastante útil para evitar cenários irreversíveis.
Em caso de débito, por exemplo, essa previsão permite ações prévias como pedir empréstimos com juros mais baixos, parcelar dívidas, renegociar valor com fornecedores, mudar estratégia comercial… Todas essas medidas podem ser tomadas antes que a empresa fique no vermelho.
Mas existe o caso oposto, de um dinheiro a mais no caixa. Esse é o momento de criar reservas de emergência, investir em melhorias e expandir os negócios.
Algumas empresas fazem esse controle por planilha, o que pode funcionar, mas dificilmente permite que mais de uma pessoa realize esse trabalho com eficiência.
A vantagem é que atualmente existem diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam o registro de toda movimentação de caixa e criar projeções de modo mais seguro. Uma ferramenta de gestão financeira deve:
• Ser simples, eficiente e escalável;
• Cobrir entre 70 a 80% de todo processo financeiro da empresa;
• Solucionar questões de armazenamento de documentos.
O terceiro passo vai garantir a qualidade e constante avanço no desempenho da sua gestão financeira.
Para isso é preciso saber responder perguntas como “Como está a performance do seu negócio?”. Se melhorou ou piorou, é necessário saber qual motivo e decidir quais medidas serão tomadas. Você só vai conseguir as respostas com facilidade se classificar pagamentos e recebimentos.
• Receita operacional (com venda ou serviço +);
• Custo operacional (custo, imposto sobre venda);
• Despesas operacionais(Fixo);
• Atividades de investimento;
• Atividades de financiamento.
A missão aqui é deixar claro o que está acontecendo na empresa, comprovando a situação a partir dos números que devem ser constantemente apresentados em reuniões.
Agora que você já conhece a metodologia OPA pode colocar em prática na sua empresa. Se precisar de um aprendizado mais completo, veja o nosso curso de gestão financeira na prática.