4 dificuldades e soluções para a contabilidade gerencial

March 20, 2019
8
min de leitura
Equipe Nibo
Conheça nossa newsletter

8O que você sabe sobre Contabilidade Gerencial? A fim de informar sobre o assunto, selecionamos 4 dificuldades e soluções para a contabilidade gerencial e falamos um pouco sobre suas funcionalidades dentro de uma empresa.

A contabilidade gerencial deve ser analisada sob o ponto de vista de sua utilização, ou seja, ao tratamento oferecido à informação, e seu trabalho é mais voltado para o planejamento, o controle e a tomada de decisões.

Além de apresentar a contabilidade pura e simples, na contabilidade gerencial é necessário passar informações relevantes para que os administradores possam direcionar os caminhos da empresa, atender os acionistas e outros interessados que não estão dentro da organização.

A contabilidade gerencial, portanto, é a conexão entre o que os administradores estão efetivamente praticando e os resultados de suas práticas para a lucratividade da empresa, ensejando e mostrando o melhor caminho a tomar.

Seu objetivo é medir de forma correta o impacto das ações para o desempenho total da empresa, e é usada como um agente transformador, buscando fazer com que as pessoas possam contribuir melhor com os objetivos da empresa.

A contabilidade gerencial deve ser vista como o meio mais prático de oferecer informações para usuários da instituição, para credores, acionistas e instituições financeiras.

Portanto, ele é mais do que apenas apresentar números como resultados das atividades empresariais.

Dessa forma, é uma ferramenta que permite aos administradores tomarem as melhores decisões com relação aos objetivos da organização, já que possibilita analisar, mensurar e interpretar os dados reais oferecidos pela empresa como um todo.

Ao mesmo tempo, é necessário que a contabilidade gerencial seja abrangente e sucinta, mantendo os consequentes ajustes às alterações promovidas pela tecnologia, permitindo que os gestores estabeleçam a abordagem correta para atender outras áreas do empreendimento.

Quais são as funções da contabilidade gerencial?

Você sabe quais são as aplicações da contabilidade gerencial? Dentre suas funções, a principal é oferecer informações aos administradores e gerentes para a tomada de decisões.

Essas informações devem estar nas mãos dos responsáveis no momento certo, devendo ser adaptadas através de compilação e de síntese, ou seja, precedidas de uma análise completa de todos os dados.

Através dessas informações, a contabilidade gerencial deve permitir que os administradores possam fazer o planejamento correto das atividades.

Isso ajuda a manter um controle mais eficiente e mantém o sistema gerencial da empresa organizado para possibilitar maior conhecimento de todas as atividades, dos fatos ocorridos e dos resultados apresentados pela empresa.

O responsável pela contabilidade gerencial, ou controller, é o contador, que tem como função principal assessorar os administradores através do oferecimento de serviços especializados para que a administração possa tomar suas decisões.

O contador gerencial não é o que toma decisões, mas sim um profissional que deve manter a responsabilidade sobre a prestação de informações corretas, dentro da síntese exigida pelos administradores, ao mesmo tempo em que lhe é exigido conhecer todos os detalhes que sejam necessários nos momentos de decisão.

Não é da competência do contador oferecer sugestões aos administradores, uma vez que as decisões devem ser tomadas pelos executivos, mas sua formação deve ser ampla o suficiente para que ele possa direcionar os administradores no sentido de tomarem as decisões certas no momento certo.

A contabilidade gerencial também deve ser direcionada para usuários externos, ou seja, aqueles que precisam conhecer a situação da empresa e que se comportam como observadores, como, por exemplo, as instituições bancárias, os fornecedores e os próprios clientes.

Além disso, no caso de grandes empresas, os investidores, que precisam ter conhecimento da situação econômica e financeira para terem maior garantia com relação ao capital investido.

Entre os usuários internos da contabilidade gerencial devemos considerar todas as pessoas diretamente interessadas nos resultados econômicos e financeiros, que se utilizam das informações constantes dos relatórios e demonstrativos contábeis para melhorar o desempenho da empresa e, consequentemente, melhorar também sua lucratividade.

As principais ferramentas da contabilidade gerencial

Algumas ferramentas são básicas para manter a contabilidade gerencial em dia. Entre elas, é necessário destacar as seguintes:

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma das principais ferramentas, já que possibilita a projeção dos valores que entram e saem da empresa através de recebimentos e pagamentos, demonstrando o que pode ocorrer no futuro, dentro de um determinado período de atividade.

O Fluxo de Caixa precisa ter um controller com visão geral das funções e atividades da empresa.

O controller mantém o controle sobre os pagamentos, recebimentos, compras de matérias primas e de materiais de uso e consumo, da folha de pagamento e das despesas fixas e variáveis, tanto passadas quanto previstas, já que é necessário saber o que será utilizado no futuro dependendo do que está ocorrendo na atualidade.

O Fluxo de Caixa é a ferramenta que pode ajudar o administrador a tomar decisões.

Ele demonstra todos os custos e receitas, e isso sustenta o controle mais efetivo sobre todas as operações.

Custos diretos e variáveis

O método de custeio direito e variável permite conhecer todos os custos empresariais.

Esse meio realiza sua apropriação como custo do produto ou do serviço, o que possibilita um melhor estabelecimento da precificação.

O sistema de apropriação de custos deve ser utilizado para eliminar qualquer distorção nos resultados obtidos com a produção, sendo diferentes dos custos fixos ou variáveis da empresa, já que são direcionados para a produção e são inconstantes, podendo flutuar de acordo com a produtividade da empresa.

Custeio por absorção

O método de custeio por absorção é um dos mais eficientes para conhecer os resultados da empresa, uma vez que apura o valor de custos de produção com base em todos os custos, incluindo os diretos, indiretos, variáveis e fixos.

A ferramenta possibilita atribuir aos produtos todos os seus custos, tanto de forma direta quanto indireta, que são absorvidos como valor de custo e que permitem estabelecer os preços de venda condizentes com o mercado e com a situação econômica e financeira da empresa.

Orçamento

O orçamento contém as receitas e despesas de uma empresa durante um período de execução ou de um exercício fiscal.

Geralmente, o exercício é considerado o ano corrente, mas as informações podem ser divididas em meses ou outro período determinado.

O orçamento é uma ferramenta derivada do processo de planejamento empresarial, considerando os objetivos e metas da empresa para aquele período estabelecido, ou seja, se resume em transformar em valores tudo o que foi gasto e produzido pela empresa, em busca de oferecer um panorama geral dos processos empresariais.

Através dessas ferramentas é possível conhecer um pouco mais sobre a contabilidade gerencial, fazendo uso mais inteligente e prático dos métodos aplicados e das informações obtidas através das atividades da empresa.

Com informações corretas, a contabilidade gerencial possibilita estabelecer a conexão entre as ações dos administradores e a lucratividade da empresa.

Assim, torna-se possível saber quais as ações que podem levar a empresa em direção aos seus objetivos.

As dificuldades e soluções na contabilidade gerencial

Considerando essa análise sobre a contabilidade gerencial, podemos estabelecer as principais dificuldades e as soluções mais adequadas para que o contador possa oferecer informações corretas e fidedignas para os administradores.

Um dos pontos que deve ser mais focado são os altos custos da burocracia em nosso país, com constantes mudanças na legislação e, principalmente, com a falta de mão de obra qualificada para administrar todos os problemas.

O contador ou o escritório contábil costumam enfrentar enormes dificuldades para se manter atualizados e, ao contrário do que possam pensar alguns administradores, são os principais aliados da gestão contábil.

Uma contabilidade incorreta certamente vai gerar problemas mais sérios e graves para a empresa e o contador, portanto, deve ter conhecimento de tudo o que acontece dentro da empresa para tomar as decisões mais corretas nos lançamentos contábeis.

Além disso, o contador precisa conhecer todos os problemas para poder encontrar ferramentas que os solucionem.

Embora possa parecer complexo, a contabilidade gerencial pode se tornar bastante simples, desde que algumas atitudes sejam tomadas.

Os principais problemas apresentados na contabilidade gerencial estão sob a responsabilidade do próprio contador, que deve utilizar corretamente as ferramentas, manter a maior produtividade possível entre seus assessores e não permitir falhas na execução dos lançamentos contábeis que irão oferecer os relatórios gerenciais.

Entre os problemas mais comuns da contabilidade gerencial, destacamos os seguintes:

1.    Falta de produtividade

Considerando que o contador precisa ter uma equipe de auxiliares, um dos problemas que mais enfrenta é, certamente a baixa produtividade de seus profissionais, principalmente quando não possui mão de obra qualificada.

Em razão da complexidade das regras contábeis, o contador terá menor retorno às suas necessidades à medida que o volume de trabalho aumenta.

Ao mesmo tempo, o grande número de alterações exige que o contador tenha mão de obra preparada, principalmente para não afetar os resultados que precisa em seus relatórios gerenciais.

Portanto, tanto para o contador de uma empresa de maior porte quanto para o administrador de um escritório contábil, é necessário que os funcionários estejam bem preparados, com a devida qualificação para efetuar os registros e atender todas as condições exigidas pela complexidade das empresas clientes.

O investimento na qualificação dos auxiliares irá atender não apenas a produtividade, mas também a apresentação de informações corretas e detalhadas sobre as atividades empresariais, permitindo que os relatórios estejam adequados à realidade.

Você pode ler mais sobre produtividade no nosso eBook sobre a metodologia Kanban.

2.    Utilização de ferramentas contábeis

O segundo problema apresentado na contabilidade gerencial é a utilização de ferramentas contábeis adequadas para os serviços.

Todas as ferramentas devem ser utilizadas de forma correta, seguindo algumas recomendações básicas para manter a contabilidade de forma exata:

  • As ferramentas devem ser o mais simples possível para que as pessoas possam utiliza-las em todo o seu potencial;
  • Ferramentas integradas garantem maior confiabilidade nas informações, oferecendo relatórios mais confiáveis;
  • As ferramentas devem ser conhecidas também pelos administradores para que possam identificar de forma correta as informações;
  • Os resultados dos relatórios devem ser claros o suficiente para os administradores, permitindo que possam tomar decisões mais confiáveis;
  • Os relatórios devem ser periódicos, preferencialmente mensais, para que a contabilidade gerencial tenha melhor desenvolvimento e para que possíveis problemas possam ser solucionados com antecedência;
  • Os relatórios devem ser consolidados da maneira adequada para permitir melhor análise do andamento da empresa e possibilitar a tomada de decisões corretas.

3.    Rotatividade de auxiliares

O contador gerencial deve contar com pessoas que estejam motivadas para o trabalho, já que a alta rotatividade de funcionários responsáveis não permite maior produtividade na contabilidade gerencial.

O setor de contabilidade da empresa ou o escritório contábil precisam de mão de obra qualificada para oferecer informações corretas e detalhadas e isso exige que os funcionários diretamente responsáveis pelos lançamentos e relatórios estejam por dentro do que acontece na empresa.

No momento em que o contador não pode ter todas as informações corretas, não terá condições de acompanhar o processo contábil e fazer uso adequado das ferramentas, ou seja, não terá como manter a qualidade de seus relatórios.

Esse problema encontra a melhor solução na qualificação das pessoas responsáveis diretamente pelos processos contábeis, com remuneração condizente com o mercado, garantindo a presença de profissionais que tenham conhecimento da empresa e que forneçam informações consistentes.

4.    Processos contábeis

A contabilidade gerencial exige processos adequados para que os registros contábeis sejam feitos da forma mais correta, devendo ser realizado um acompanhamento criterioso de todas as informações.

É importante lembrar, no entanto, que todos os processos devem ser o mais simples e claro possível, de forma que seja mantida a organização para que todos os envolvidos nos lançamentos e registros possam ser analisados de forma rápida.

Os processos contábeis devem atender às necessidades da contabilidade gerencial.

Isso proporciona a possibilidade de transmitir maior credibilidade às informações e podendo oferecer maior confiabilidade aos administradores empresariais.

Conclusão

Trabalhando com as ferramentas corretas, adequadas à atividade, o contador terá condições de apresentar a contabilidade gerencial exigida pela empresa e pelos administradores.

Certamente, entre suas obrigações, o contador também precisa estar atualizado com relação à legislação e às exigências dos órgãos fiscalizadores, devendo se ater à sua condição de controller e não de executor dos registros contábeis.

A contabilidade gerencial apresenta grande diferença entre o que é exigido pelos órgãos fiscalizadores e o que é necessário para os administradores, fornecedores, instituições financeiras e clientes.

São duas visões distintas que devem ser consideradas, embora o básico seja um ponto em comum: enquanto é necessário oferecer as obrigações exigidas pelos órgãos de fiscalização, também é preciso atender os objetivos da empresa e, para o contador, a visão do negócio deve ser básica para que possa trazer as melhores soluções para ambos os lados.

É isso. Esses foram alguns pontos importantes sobre a contabilidade gerencial que conectam o desempenho com o resultado nos lucros da empresa.

Além dessas questões, pode ser que surjam dúvidas ou curiosidades sobre o assunto, e para isso não acontecer, você pode assinar a nossa newsletter e ter acesso a esse e outros assuntos relacionados à contabilidade.

Artigos Relacionados

Contabilidade Consultiva: conheça o futuro da profissão contábil

Descubra como a contabilidade consultiva está revolucionando a profissão contábil e impulsionando empresas com estratégias personalizadas.
Roberta Rocha
6/1/2025
5
min de leitura

Ferramentas essenciais para contadores consultivos

Descubra quais são as ferramentas essenciais para contadores que se destacam na contabilidade consultiva.
Roberta Rocha
3/1/2025
3
min de leitura

Contabilidade 5.0: Conheça o futuro do contador

Descubra como a Contabilidade 5.0 está revolucionando o setor com automação, IA e estratégias digitais para impulsionar resultados contábeis.
Roberta Rocha
12/11/2024
10
min de leitura

Open Finance: Saiba tudo sobre o futuro das finanças integradas

Descubra o que é Open Finance, como ele transforma o setor financeiro e quais são os benefícios e desafios dessa inovação para os consumidores.
Roberta Rocha
1/11/2024
5
min de leitura

Marketing Contábil: A chave para o sucesso da sua contabilidade

Aprenda como o Marketing Contábil pode atrair clientes e fortalecer a marca do seu escritório de contabilidade, aumentando sua visibilidade e relevância no mercado.
Roberta Rocha
17/10/2024
12
min de leitura

Faça como mais de 440 mil empresas e impulsione a sua gestão financeira com o Nibo

Quero conhecer
Conheça as soluções do Nibo