O Plano de Cargos e Salários é um mecanismo onde regras são estabelecidas para administrar melhor os salários pagos aos funcionários da empresa. Esse plano tem como objetivo informar aos colaboradores os deveres e responsabilidades de cada cargo e definir internamente as políticas de salário da empresa.
Para formular o Plano de Cargos e Salários é preciso:
1. Diferenciar todos os cargos e funções.
2. Identificar hierarquias de acordo com as tarefas de cada cargo.
3. Descrever e especificar cada cargo.
4. Avaliar cargos distintos, eliminando distorções e criando um quadro claro de funções.
5. Pesquisar o mercado para comparação financeira.
Um dos pontos importantes desse plano, é o sistema de remuneração. A remuneração precisa ser condizente com uma tabela salarial, buscando o equilíbrio dos cargos e salários.
O que é Tabela Salarial?
A tabela salarial é fundamental como instrumento gerencial. Numa tabela salarial, se estabelece a estrutura de cargos de uma empresa, definindo as atribuições, os deveres e as funções de cada cargo e seus respectivos salários.
São dois os elementos principais da tabela salarial: a importância do cargo (o valor que ele gera para a empresa) e o salário (compensação monetária relativa ao mercado e à hierarquia interna). Essa tabela ajuda na contratação, promoção ou reconhecimento de pessoal, entre outros.
Implementar o Plano de Cargos e Salários na sua empresa ajuda a traçar um plano de carreira coerente e claro para os funcionários. Em conjunto com um sistema de feedback, os funcionários potencializam o que precisam desenvolver no seu cargo e dedicam-se para melhorar sua produção e assumir responsabilidades maiores. Assim funcionários se interessam em progredir, enquanto a empresa cresce junto.