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O que os escritórios contábeis de sucesso têm em comum

August 6, 2015
min de leitura
Equipe Nibo
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Cada escritório é um caso, tem um tamanho, uma organização interna própria, um estilo de gestão diferente. Aliadas a esses fatores, inúmeras outras questões podem influenciar no sucesso ou não de um escritório contábil. Identidade visual desenvolvida, uso de tecnologias modernas e de softwares de gestão, presença online, enfim, são muitos os fatores determinantes para o desenvolvimento de um escritório contábil.

Entretanto, apesar das muitas possibilidades de combinações dessas variáveis e independente de seus tamanhos, alguns escritórios compartilham características comuns que, não por acaso, são encontradas em todos os escritórios de sucesso.

Enquanto centenas fecham as portas todos os anos, os escritórios bem-sucedidos não só resistem como ainda progridem, cada vez mais. Mas o que os escritórios contábeis de sucesso têm em comum? Vejamos!

 

Missão clara e objetiva

Escritórios de sucesso têm uma missão bem fundamentada, sabem apresentar aos seus colaboradores e clientes uma filosofia única de trabalho e isso é muito importante em vários aspectos:

Primeiro porque causa boa impressão, demonstra organização, inspira confiança e gera credibilidade, todas características fundamentais para se alcançar o sucesso. Essas características são as primeiras buscadas por clientes que pretendem contratar um escritório contábil.

Segundo porque ter uma missão definida demonstra que a empresa tem identidade, estratégia, e que seus funcionários trabalham alinhados aos objetivos do escritório. Logo, por si só, ter uma missão bem definida já cria uma certa percepção de valor por parte do cliente.

 

Flexibilidade para realizar mudanças

Fazer sucesso não significa necessariamente ter sucesso indefinidamente. Os cenários mudam, a economia varia, a concorrência aparece e a qualidade dos seus serviços deve ser mantida e, para isso, sua empresa deve acompanhar as tendências das mudanças.

Se o mundo te exige mais qualificação, qualifique-se; se exige mais modernidade, entregue-se à tecnologia; se pede mais controle, faça uso de softwares de gestão; se te pede mais organização, desenvolva processos internos. Seja qual for a exigência do mercado, não resista ou você poderá acabar sendo excluído dele. Ter flexibilidade para mudar e capacidade de se adaptar rapidamente aos novos cenários são fundamentais, não só para se manter vivo, como também para alcançar o sucesso.

 

Inovação constante

Como explicado acima, os escritórios devem mudar, mas não somente para acompanhar as mudanças externas. Escritórios de sucesso são pioneiros, inovam para encabeçarem mudanças inéditas e que criem um impacto positivo no setor a que pertencem. Assim sendo, escritórios devem inovar, sempre que possível. Seja criando novos serviços ou produtos que aumentem seus lucros, aderindo ao uso de ferramentas tecnológicas que agilizem seus registros ou desenvolvendo processos internos que otimizem tempo, o que importa é ser sempre referência do segmento a que se pertence, sem medo de arriscar. Escritórios de sucesso não param de inovar jamais.

 

Público alvo definido

Definir um público alvo é muito importante para orientar o escritório no sentido de saber em que se especializar para garantir aos seus clientes um serviço mais personalizado e com a melhor qualidade possível. Esse é um dos caminhos para seu escritório se destacar em determinada área e, consequentemente, tornar-se referência dentro dela. Essa posição de destaque fará com que seu escritório conquiste cada vez mais clientes no segmento. Além disso, a especialização em determinada área contribui para a redução do custo operacional, ou seja, possibilita que se ofereça um preço melhor com serviços de qualidade, gerando mais valor agregado ao cliente.

 

Controle das finanças

Escritórios bem-sucedidos dominam mecanismos de controle de seus fluxos de caixa e, por isso, estão sempre cientes de quando e como devem tomar as medidas necessárias. Ter domínio do controle das finanças significa saber o momento de se cortar despesas, fazer investimentos verdadeiramente rentáveis, renegociar dívidas ou promover qualquer outra ação que possa potencializar a saúde financeira da empresa.

 

Equipe constantemente atualizada

As legislações específicas do setor contábil no Brasil, além de extremamente complexas, são constantemente alteradas, o que gera uma enorme escassez de profissionais atualizados no mercado. Por conta disso, para que um escritório se destaque dentre tantos outros, é imprescindível que ele mantenha sua equipe constantemente atualizada ou estará se auto condenando a fazer parte da grande massa de escritórios que não agregam valor algum ao serviço oferecido. Portanto, estabeleça rotinas de atualizações diárias e ofereça cursos de atualização periodicamente aos seus funcionários. Pode não parecer, mas só de seguir essa dica, isoladamente, você já estará muitos passos à frente de boa parte dos escritórios contábeis do país.

 

Fazer da contabilidade uma ferramenta em gestão

Os contadores que sabem o poder que a contabilidade apresenta são capazes de se tornarem o braço direito dos clientes e auxiliá-los em decisões mais estratégicas por conta de já possuírem os números da empresa (dos clientes) inteira em suas mãos. Consequentemente, esses contadores ganham tempo (porque já possuem as informações que necessitam), diminuem seus custos (porque fazem duas coisas ao mesmo tempo) e ainda proporcionam uma oportunidade incrível de mostrarem o quanto podem agregar de valor ao serviço oferecido. Em outras palavras, o escritório que também assume o departamento financeiro do cliente agrega valor ao serviço ao mesmo tempo em que reduz seus custos próprios. Combinação perfeita para o sucesso.

 

Seguir uma agenda

Tentando prestar os mais diversos tipos de serviços ao mesmo tempo, os escritórios de contabilidade às vezes se perdem com seus prazos. Por isso, o gerenciamento de tempo é fundamental para que os serviços sejam prestados no prazo e com eficiência. Sendo assim, seguir uma agenda ajuda os contadores a gerenciarem melhor seu tempo, ajuda a organizar o escritório e, ao final, contribui para que sobre tempo para os contadores se dedicarem às tarefas menos burocráticas e mais estratégicas. Resumindo, seguir uma agenda organiza tarefas, economiza tempo, otimiza o trabalho e, em última instância, aumenta a produtividade do escritório.

 

Oferecer valor adequado ao cliente

Uma empresa de sucesso sempre preza por ouvir e, naturalmente, valorizar seus clientes. Busque excelência na prestação de serviços e na geração de produtos que realmente tenham valor. O cliente é o maior patrimônio de qualquer empresa de sucesso, até porque, sem ele, não há sucesso.

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