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Controle de Estoque: algumas dicas simples para o dia a dia

October 21, 2014
min de leitura
Equipe Nibo
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São muitos os aspectos que requerem atenção dentro de uma empresa, porém um, especialmente, é de extrema importância, ainda que nem todos lhe deem a devida atenção: o Controle de Estoque.

É ele que garante a disponibilidade do produto em uma venda, que acusa o excesso de mercadorias estocadas, que avisa a hora de renovar o estoque, que impede o registro duplicado de um mesmo produto e, em última instância, é o Controle de Estoque que equilibra as finanças de uma empresa no que diz respeito à oferta e à demanda de seus produtos.

Não importa qual seja o tamanho de sua empresa, tenha em mente que manter seu estoque bem administrado é fundamental, não só para se evitar perdas e desperdícios, mas também para promover vendas e garantir o sucesso de suas atividades.

Confira aqui 5 dicas importantes para melhorar a gestão do seu estoque:

  1. Seja rigoroso com o registro de entradas e saídas
  2. Independente do tamanho da sua empresa, esse registro deve ser feito o quão logo forem realizadas as compras ou vendas, em tempo real, de preferência. Pode-se fazê-lo até manualmente, se necessário, mas o ideal é que se faça uso de softwares específicos, principalmente no caso de empresas com grande volume e rotatividade de estoque. Quanto mais rígidos forem os registros, mais informações úteis serão disponibilizadas sobre o estoque.
  3. Padronize itens e suas descrições
  4. Mesmo que isso tome um pouco do seu tempo, é importante que se crie um método de padronização e descrição de itens para evitar registros duplicados e erros de estoque. Dividir os produtos em categorias e criar códigos para cada um deles são formas de manter a organização e eficiência no controle do estoque.
  5. Analise o fluxo de vendas
  6. Pela análise do histórico de vendas pode-se saber quais produtos são mais ou menos vendidos, com qual frequência devem ou não ser repostos e, consequentemente, pode-se criar um planejamento estratégico mais adequado ao fluxo de vendas da empresa. De posse dessas informações, a empresa pode tomar uma série de decisões, tais como se continuará trabalhando com produtos “encalhados”, se promoverá uma queima de estoque dos mesmos, se optará por trabalhar somente com produtos de alta demanda, etc.
  7. Programe suas compras
  8. Depois de desenvolvido um planejamento alinhado ao seu fluxo de vendas, é importante criar um calendário com datas de compras para cada produto comercializado. Manter esse cronograma é importante para evitar perda de vendas por falta de estoque. Vale lembrar que a programação das compras deve levar em consideração o aumento e a queda das vendas sazonais.
  9. Conheça e confie em seus fornecedores
  10. Se o principal objetivo de uma empresa é vender, não vender pode ser um pesadelo. Por isso, é extremamente importante que nunca faltem produtos em estoque e o segredo para que isso não aconteça é ter fornecedores de confiança, comprometidos e que cumpram prazos. Não importa quantos sejam, tente sempre estabelecer uma relação de confiança com todos. Não busque somente preço e qualidade quando escolher seus fornecedores, leve em consideração também a sua credibilidade no mercado, assim como a disponibilidade de produtos que têm em estoque e a flexibilidade para entrega.

Como se pode ver, fazer um bom Controle de Estoque não é nenhum bicho de 7 cabeças! Dependendo do tamanho de sua empresa, pode até ser um pouco trabalhoso sim, mas é só questão de se desenvolver uma rotina respeitada e organizada.

E aí, vamos começar a organizar o estoque?

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