Para uma empresa contábil começar a ser mais lucrativa e rentável, é importante oferecer serviços de valor agregado a seus clientes como: consultoria contábil, financeira e tributária. Para saber por onde começar, convidamos 3 referências em cada um dos temas. Lucas Gurgel, da Betel Contabilidade, Leandro Bueno, da São Lucas Assessoria, e Kazan Nassif, do Grupo Studio, falaram sobre as dificuldades e benefícios de prestar cada uma delas no último episódio da série Jornada do Contador. Confira as dicas!
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Para escolher o melhor caminho para seguir, seja com a consultoria financeira, contábil ou tributária, é importante avaliar suas preferências, seus conhecimentos e as necessidades principais dos seus atuais clientes.
Depois, é a hora de definir quem será seu público. Consenso entre Leandro Bueno, Lucas Gurgel e Kazan Nassif, o primeiro passo é fazer uma análise e entender o tamanho do mercado que você pretende atuar, para poder mapear o potencial e definir a segmentação ideal.
Por fim, é importante criar clusters desse mercado, para não só separar o público-alvo, mas também permitir customizar a equipe para atender diferentes públicos dentro do seu escritório contábil.
Consultoria financeira e BPO financeiro:
A consultoria financeira será a responsável por diagnosticar problemas financeiros dos clientes e propor as melhores soluções para incrementar os resultados. Já o BPO financeiro, abreviação de Business Process Outsourcing, nada mais é do que a terceirização de todo o setor financeiro da empresa cliente.
Consultoria contábil:
A consultoria contábil, por sua vez, tem o papel de guiar o cliente da empresa a usar a contabilidade a seu favor, contribuindo para que ele cresça, economize e saiba onde investir.
Consultoria tributária:
Por fim, a consultoria tributária é a responsável pelo aconselhamento e gestão dos tributos da empresa, além da análise de benefícios e procedimentos fiscais. Cabe a ele avaliar decisões anteriores e entender qual será a carga tributária atual do cliente.