Em função de fatos históricos, principalmente, os contadores no Brasil não têm, por tradição, o hábito de oferecer VALOR junto ao serviço oferecido. Não necessariamente por uma falha, mas basicamente por questões históricas, como já dito.
As décadas de inflação não foram muito amigáveis para os contadores, visto que a velocidade da inflação era maior que a da conclusão dos balanços contábeis e disso criou-se uma certa “tradição” por cumprir obrigações em detrimento da oferta de qualidade e respeito aos prazos.
Hoje, pouco mudou. Apesar do problema da inflação estar de certa forma sanado, os contadores ainda levam muito tempo cumprindo obrigações formais e adequando-se aos novos sistemas e processos implantados pelo governo.
Recente pesquisa com empresários do Brasil revelou que clientes tendem a perceber pouco valor no serviço recebido pelos contadores:
Desses números, podemos concluir que os escritórios que não estão realizando um serviço bem feito estão correndo um risco real de perderem seus clientes, em breve. Em contrapartida, há 2 milhões de empresas que pretendem trocar de contador nos próximos 6 meses, o que significa dizer que há inúmeras oportunidades potenciais para escritórios que buscam conquistar novos clientes. Por isso criamos um e-book lhe ensinando a valorizar o seu escritório contábil e ganhar mais dinheiro com essas oportunidades!
As dicas vão desde como ajudar seu cliente a perceber valor no que você faz até oferecer treinamento e consultoria em finanças, por exemplo.