Os fluxos de caixa, de um modo geral, são superestimados. Muitos donos de empresas se orgulham dos lucros alcançados, mas dinheiro no caixa, que é bom, às vezes não têm quase nada!
Existe uma diferença entre o fluxo de caixa e os lucros e, esses últimos, não necessariamente significam dinheiro no caixa. Ambas as métricas são vitais para a saúde de um negócio, mas o fluxo de caixa assegura que uma empresa tenha dinheiro para honrar com seus compromissos, ele assegura a continuidade operacional do negócio.
Discussões e análises sobre o tema podem levar tempo. O segredo, entretanto, é saber que há muitas maneiras de melhorar o fluxo de caixa de uma empresa, desde cortar gastos desnecessários até negociar descontos com fornecedores. Mas algumas ações já se mostraram bem eficientes para manter positivo o saldo de um fluxo de caixa e são elas que vamos conhecer agora!
O ideal é que a fatura seja emitida tão logo uma venda seja efetuada. É que atrasos na emissão de faturas normalmente também geram atrasos no recebimento de seus respectivos pagamentos. Essa falta de rigor no imediatismo da emissão da fatura pode trazer muitas consequências negativas para sua empresa, algumas até irreversíveis. Vejamos:
Resumindo essas ideias, a melhor maneira de se prevenir e proteger seu fluxo de caixa é criar o hábito de emitir faturas imediatamente após suas vendas.
Uma boa dica, caso você ofereça aos seus clientes um faturamento mensal recorrente, é utilizar um software de gestão contábil para gerar as faturas automaticamente. Isso irá automatizar seu processo de faturamento e, assim, seus pagamentos serão recebidos com muito mais rapidez.
Você emite faturas e fica esperando que seu cliente passe depois no seu escritório para acertar o pagamento? Sabia que, atualmente, isso pode causar sérios danos para o fluxo de caixa da sua empresa? Enquanto seus fornecedores pedem pagamentos à vista, você espera semanas para receber de seus clientes! Este é o típico cenário que aponta uma para uma provável crise de liquidez.
Com tantos serviços de pagamento online disponíveis, hoje em dia é fácil receber pagamentos de maneira mais rápida, pelo cartão de crédito ou transferência bancária on-line.
Há duas plataformas que oferecem esse serviço de pagamento e que são extremamente populares, a Stripe e o PayPal. Com um processo de instalação fácil, você pode começar a cobrar pelos cartões de crédito dos clientes tão logo seja emitida uma fatura.
Além dessas opções, você também pode utilizar um software de gestão contábil que envie faturas com um link para pagamento direto.
Sua empresa pode conseguir reduzir o tempo que espera para receber pagamentos criando incentivos para que os clientes paguem mais rápido. Que tal oferecer descontos? Com base nas datas em que você precisa ter dinheiro em caixa, faça suas contas para determinar um percentual de desconto que você pode oferecer em pagamentos adiantados. Essa alternativa é boa para a saúde do seu caixa e dos seus negócios também.
Se você enviou a fatura de um cliente, o tempo passou e você não recebeu pagamento algum, você deve fazer o follow up persistentemente.
Para ter controle dessa situação, quando ela acontecer, é importante que se crie o hábito de rever a lista das contas a receber com frequência. Isso é de extrema importância para se tomar conhecimento das faturas pendentes e acompanhar as faturas não pagas.
Feito o follow up, certifique-se de anotar os clientes que concordarem em pagar e, pouco depois disso, faça novamente o follow up para verificar se o pagamento já foi efetuado.
Com a ajuda de um software de gestão contábil fica mais fácil verificar suas contas a receber, sem falar da possibilidade de se reenviar a fatura para vários clientes, ou enviar instruções para os clientes com múltiplas faturas pendentes.
Tomando as providências mencionadas e melhorando seu processo de faturamento, você vai melhorar muito o fluxo de caixa da sua empresa. Dessa forma, haverá mais flexibilidade para adiantar pagamentos com descontos, por exemplo, ou, melhor ainda, antecipar determinados investimentos nos seus negócios impulsionando, assim, o crescimento da sua empresa.