No items found.

Como evitar que seus clientes te abandonem?

June 3, 2015
min de leitura
Equipe Nibo
Conheça nossa newsletter

Infelizmente, às vezes essa é mesmo uma batalha perdida. Ainda que esteja tudo bem, os seus  clientes contábeis eventualmente vão te abandonar e isso é parte do movimento natural do mercado. Tudo certo.

Mas isso não deve ser regra. O percentual de “abandono” deve ser baixo, quanto mais melhor. E quando isso deixa de ser exceção é que você ganha um problema. Problema sério, mas com soluções.

Antes de se desesperar, procure encontrar seus erros e descobrir onde você e seu escritório estão pecando. Seja realista para enxergar seus vícios e flexível para mudar para melhor. Nada é tão bom que não possa ser melhorado.

Veja se seu escritório não está caindo em alguma das seguintes armadilhas que mais contribuem para a insatisfação dos clientes

Concorra com qualidade e não com preço

Não permita que o seu cliente te troque simplesmente por encontrar outro contador com preço mais baixo. Se isso acontecer é porque ele não está percebendo valor no seu trabalho, logo, você corre risco.

Procure oferecer um serviço diferenciado e que surpreenda seu cliente. Faça com que ele queira ficar com você não porque é o de menor custo, mas porque você é o que oferece mais valor nos serviços prestados.

Não se limite aos trabalhos burocráticos ou à mera apresentação dos balanços contábeis. Ajude seu cliente a lucrar com as informações que você oferece. Faça avaliações gerenciais, projeções de fluxo de caixa, aponte oportunidades e alerte-o quanto aos problemas que podem ser evitados com planejamento e organização.

Quando você ajuda seu cliente a lucrar, ou simplesmente economizar, ele se sente cuidado e reconhece o valor do seu trabalho. Dificilmente o trocará por qualquer desconto.

Pense pelos seus clientes

Cenários se transformam, legislações mudam e a necessidade dos seus clientes também. E ninguém mais apropriado para visualizar essas novas necessidades que você, contador. Afinal de contas, quem está por dentro das portarias, decretos e expectativas sobre alterações na legislação contábil é você.

Exatamente por isso, conheça seus clientes melhor do que eles mesmos. Tente antecipar de que irão precisar em um futuro próximo, baseando-se nas informações privilegiadas que você possui. Aprenda a pensar como eles para entender de quais melhorias eles vão precisar que você ofereça e surpreenda-os dando a eles o que ainda nem imaginam que vão precisar.

Não deixar a qualidade cair

Nunca relaxe com o que disser respeito à qualidade do serviço que você oferece. Às vezes, pensando-se estar economizando dinheiro ou tempo, terceiriza-se serviços. Todavia, tome muito cuidado quando essa ideia passar pela sua cabeça e, caso opte por ela, tenha certeza de que o serviço oferecido irá manter o mesmo padrão ou superior ao que o cliente está acostumado.

Clientes se frustram com a queda de qualidade e muitas vezes, por conta disso, sentem-se abandonados. O problema é que quando isso acontece, qualquer outra proposta da concorrência poderá parecer mais tentadora. Lembre-se de que muitas vezes é mais caro perder um cliente que alguns reais.

Use as redes sociais

Proporcionalmente falando, ainda são poucos os contadores e escritórios que se utilizam das redes sociais para criarem oportunidades de negócios, divulgarem palestras ou postarem informações relevantes que envolvem o setor contábil. Porém, os que o fazem não se arrependem.

Através das redes, pode-se medir o que funciona melhor, ouvir opiniões, sugestões, trocar conhecimentos e, em última instância, aprende-se a compreender melhor as necessidades dos clientes. Se você ainda está na dúvida se deve lançar-se ou não nesse universo, não hesite em fazê-lo. Mostre para seus clientes o quanto você é engajado, antenado e consequentemente, a pessoa em quem ele deve confiar.

Artigos Relacionados

No items found.
No items found.
No items found.
No items found.
No items found.
No items found.

Faça como mais de 440 mil empresas e impulsione a sua gestão financeira com o Nibo

Quero conhecer
Conheça as soluções do Nibo