Todos gostam de trabalhar com pessoas amigáveis e boas de conviver. Passar a grande parte do dia no trabalho é cansativo, assim o humor é uma ótima maneira para quebrar o clima, fazer amigos e ainda influenciar os funcionários a manter o foco nas atividades.
No dia a dia, o humor oferece uma mudança cognitiva em como você vê o próprio estresse, uma resposta emocional positiva a descontração. E por outro lado, também causa uma resposta física por simplesmente relaxar ao dar risadas.
O bom humor tem a capacidade de unir funcionários e gestores de uma empresa. Mostrar características pessoais aproxima as pessoas através de afinidades e convergência de interesses.
Uma forma de romper as barreiras de tensão e competitividade, o humor como resposta à conflitos tende a aumentar possibilidades de solução para determinados problemas de grupo.
O humor reduz a crítica interna dos funcionários, consequentemente ajuda as pessoas a enxergar alternativas de maneira diferente e espontânea. Em um ambiente fértil para inovação, o resultado de brincar com ideias incita a percepção de novas possibilidades. As pessoas ficam evidentemente mais inspiradas quando estão relaxadas.
Pessoas bem-humoradas são associadas à autenticidade. Elas despertam mais confiança por serem simpáticas e compartilharem um sentimento saudável e positivo. Além disso, o humor é visto como um sinal de inteligência, o que é essencial para que funcionários tenham certeza do valor dos compromissos recebidos.
Um ambiente agradável faz com que os funcionários estejam mais ansiosos para trabalhar. Portanto, é o modo perfeito para que tenham mais entusiasmo no trabalho e posteriormente fará com que permaneçam mais tempo por vontade própria. Todos preferem se divertir no trabalho, ninguém gosta de sentir explorado.
As pessoas que usam o humor tendem a ser mais acessíveis. Quanto mais disponível você estiver, especialmente como líder, mais abertos e honestos os funcionários serão.
Utilizar o humor como parte da “política” da empresa é uma atitude admirável, já que o primeiro e principal porta-voz da empresa é sempre o próprio funcionário. Mais pessoas vão querer trabalhar com você e na sua empresa.
O humor cria uma atmosfera otimista que incentiva a interação, ocasionando uma sensação de liberdade para pensar fora da caixa. Os funcionários terão mais paixão pelo que fazem, contagiando uns aos outros. Bom para você e todos da equipe!